Música, Emoção e Memória


Autobiografia associada com melodias musicais é evocada quando ouvimos música relevante ou quando estamos engajados em uma conversa sobre música ou episódios e acontecimentos em nossa vida em que a música tem sido importante.
Ouvir música associada com o nosso passado muitas vezes evoca uma forte "sentimento de conhecer". Temos esse sentimento de muitas músicas sem saber o título ou o texto das canções. Estamos, no entanto, melhor em recordar os títulos das músicas que ouvimos (quando as músicas são instrumentais) do que em lembrar uma melodia simplesmente ler ou ouvir o seu título.
O padrão oposto ocorre quando se lembrar vocais, para a qual os títulos das canções são pistas muito melhor do que as melodias . A descoberta desta relação entre texto e música, o que sugere que a música é codificada na memória semântica, como texto, é de particular importância.
Muitos pesquisadores acreditam que a música é codificada no cérebro através do sistema de memória perceptual, que organiza a informação auditiva em melodias e ritmos, e não pelo sistema de memória semântica, que codifica significado.
No entanto, a informação musical pode ser associado com a informação emocional e semântica (memória associativa), seja direta ou indiretamente, como foi mostrado , mesmo que não está diretamente relacionado à informação semântica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A lenda irlandesa da Aveleira