Freud considerou a memória como o constituinte por excelência do mundo interno. Via percepçäo e memória como mutuamente excludentes. Entretanto, näo há possibilidade de descrever os fenômenos psíquicos em sua totalidade senäo a partir da açäo recíproca de percepçäo e memória. Os objetos internos säo uma manifestaçäo da memória. A movimentaçäo, isto é, a vida dos objetos internos é resultante da percepçäo. A síntese de percepçäo e memória se dá na formaçäo do superego, que é o representante psíquico da interaçäo entre sujeito e objeto. Apesar de a Psicanálise näo ter ainda se aprofundado no estudo dos processos de formaçäo do superego, como aconteceu como o ego, cujo estudo minucioso levou à formaçäo da mais influente das escolas psicanalíticas - a psicologia do ego - ele (o superego) é um dos pilares da mente, pois que percepçäo e memória atuam nele em açäo recíproca, transformando-o em sede da consciência, da memória subjetiva, da noçäo de tempo e da continuidade e integridade do indivíduo . |
Sob o peso dos meus amores
Exposição Sob o Peso dos Meus Amores , realizada pelo Itaú Cultural com cerca de 300 obras do artista contemporâneo Leonilson. A mostra propõe uma reflexão sobre sua trajetória e conta com obras inéditas no Brasil e objetos pessoais do homenageado, como agendas, cadernos e brinquedos. Com curadoria de Bitu Cassundé e Ricardo Resende, a exposição apresenta pinturas, desenhos, aquarelas e esculturas do artista, além de obras criadas por Leonilson em parceria com o alemão Albert Hien, algumas inéditas no Brasil. Por meio de uma linha do tempo ilustrada, o público pode conhecer melhor a vida do artista cearense.
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