A dimensão afetual com o espaço vivido.
A topofilia é um sentimento construído através da experiência íntima com o lugar, do fortalecimento de vínculos comunitários e da compreensão do outro, ela transforma o espaço, antes abstrato, em território.
Essa relação da memória coletiva com os territórios de vida cotidiana ocorre, como afirmou Halbwachs, porque o espaço é uma qualidade que dura e as lembranças que se conservam do passado estão presentes no meio material que nos cerca.
Essa dimensão simbólica relacionada ao espaço nos permite compreender a manifestação de sentimentos relacionados ao território.
Segundo Teixeira Coelho, ”seu objetivo não é criar diretamente, mas apenas criar condições para que os outros façam. (...) ela deve estar no centro de um cruzamento ligando diversas figuras normalmente afastadas umas das outras: a arte, o artista, a coletividade, o indivíduo e os recursos econômicos. (...) isso significa que através do agente cultural a arte se porá em contato com o indivíduo ou da comunidade tanto quanto o artista penetrara na comunidade (e o inverso de modo particular) assim como a comunidade alcançará os recursos necessários para certa prática cultural. (1989, p.70. O que é ação cultural?)
Comentários
Postar um comentário